quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Críticas literárias


           DESVENTURAS EM SÉRIE - Mau Começo
       





Desventuras em Série, é, como o próprio nome diz, uma série de desventuras. E isso, logicamente, se aplica ao livro um: "Mau Começo".
   Um livro pequeno, interessante e inovador. O autor Lemony Snicket (pseudônimo de Daniel Handler) interage com o livro de maneira inovadora, algo com certeza chupado por Rick Riordan na série Percy Jackson. Lemony tende a dar sua opinião pessoal e narrar experiências absurdas em momentos do livro que ele achou adequado para isso. E também explica palavras que deduz que seus leitores poderiam não saber o significado. Taí algo que poderia ser mais usado na literatura. Está na hora de o livro ser algo que aproxime mais o escritor de seu leitor. Eu mesmo em meus livros pratico essa abordagem.
   Os órfãos Baudelaire são três irmãos talentosos. Violet é uma inventora de catorze anos dentre as melhores do mundo. Klaus é fanático por livros. E a caçula, Sunny, adora morder coisas. Esses talentos tem sua utilidade testada em vários momentos do livro.
   Eles viram órfãos quando a casa em que moram pega fogo e os pais deles morrem no incidente. Eles então tem que ir morar com um parente distante... o vilão da história.
   Conde Olaf. O homem mais nojento, ambicioso, esperto e malvado do mundo! (E feio também). Ele obriga as crianças a fazerem trabalhos pesados em sua mansão enquanto trama um ardiloso plano para ficar com a fortuna que os órfãos Baudelaire herdaram e que só poderão usar quando Violet completar dezoito anos.
    O livro se passa numa versão atemporal e alternativa da Terra, com semelhanças principalmente ao século XIX, embora também com períodos mais modernos.
   As personagens mais idiossincráticas são os amigos de teatro de Conde Olaf. Cujo estilo combina muito com o clima peculiar e estiloso do livro.
   Um livro ótimo. Que deixa CLARO que não quis ser cansativo. Mas sim contar a história dos irmãos mais azarados do mundo. Sinta-se à vontade para mergulhar na má sorte desses irmãos e divirta-se com os planos dele para sair das enrascadas. Ria das palavras sem sentido de Sunny, embora possam ter um significado se abrangermos o contexto. Uma série que colocou todas as peculiaridades ideais para seu próprio clima. Divertido, inteligente e que ao mandar o leitor fechar o livro, traz o melhor convite irônico que uma genial criação poderia querer!


                                           NOTA: E.C
  

2 comentários:

  1. Ótima sugestão de livro. Sou fã da série, ou melhor, da maneira com que o autor escreveu essa obra: divertida e irônica. A coleção ocupa o sexto lugar na minha lista, perdendo apenas para Hannibal, O Senhor dos Anéis, O Pequeno Príncipe, Crônicas de Nárnia e Harry Potter.

    ResponderExcluir
  2. Todas esses livros por você citados são ÓTIMOS. Narnia é a série mais linda que já li e Harry Potter A MELHOR.

    ResponderExcluir